Dia de Doar Itu
Na live “O que é Cultura de Doação”, Carol Farias, líder da campanha Dia de Doar Brasil, discutirá a importância de cultivar a generosidade como um hábito constante, e não apenas em momentos de crise. O Dia de Doar é um movimento que visa promover uma cultura de doação no Brasil, conectando pessoas e criando um país mais empático, onde doar se torna algo natural no cotidiano.
Carol explicará como a doação deve ser vista como um ato de cuidado e não apenas uma ajuda esporádica. A cultura de doação é aquela em que as pessoas se reconhecem como parte de um processo maior de construção social, entendendo que sua contribuição é essencial para o desenvolvimento do país.
Ela também compartilhará como podemos levar essa cultura para nossas vidas, seja com doações recorrentes ou incentivando um diálogo aberto sobre o tema, ajudando a fortalecer essa prática no Brasil, um país com grande potencial para ser mais solidário e doador.
Carol Farias é ativista na promoção da cultura de doação no Brasil através do Dia de Doar (#GivingTuesday Brazil). Mestranda em Comunicação Digital e Cultura de Dados pela FGV, presta consultoria de comunicação no Observatório do Terceiro Setor e cria conteúdo sobre o papel das ONGs no Instagram. Carol também foi bolsista no Starling Collective do GivingTuesday, participa do grupo de estudos Confiança no Flow e é bolsista na Rede Comuá, promovendo narrativas sobre filantropia no podcast Minha História de Doação. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Direção de Arte.
Na live “Nota Fiscal Paulista – Cadastro Automático”, Manoel Junior, gestor do 3º Setor, explicará como o programa Nota Fiscal Paulista pode ser um poderoso recurso de apoio às causas sociais e como todos podem contribuir sem custo adicional. Ele abordará os diferentes tipos de doações permitidos pelo programa, esclarecendo as opções e diferenças entre elas, com ênfase nos benefícios do cadastro automático.
Por meio do cadastro automático, os consumidores podem designar suas notas fiscais diretamente para organizações sociais, o que pode gerar um impacto significativo: uma compra de apenas R$20, por exemplo, pode resultar em mais de R$200 para a instituição beneficiada. Essa prática permite contribuir para causas importantes sem precisar investir financeiramente, apenas direcionando as notas fiscais de compras já realizadas.
Além disso, Manoel irá desmistificar alguns mitos, como a crença de que o ato de doar as notas fiscais pode resultar em problemas com a Receita Federal, esclarecendo que essa prática não leva o contribuinte para a “malha fina”. A live promete ser informativa e essencial para quem deseja entender como a Nota Fiscal Paulista pode ser um canal de impacto positivo para diversas instituições.
Manoel Junior
Proprietário da Sector 3 – Soluções Inteligentes em Gestão do Terceiro Setor, especializada em consultoria para organizações sociais. Também atua como Assessor Técnico na Prefeitura de Cruzeiro, focado em projetos de inovação e eficiência no setor público e terceiro setor. Com vasta experiência, é referência em gestão e captação de recursos para organizações sociais.
Na live “Os Benefícios do Trabalho Voluntário”, Silvia Nacache, consultora e especialista em voluntariado, discutirá como o voluntariado pode transformar vidas ao explorar suas vantagens tanto para o voluntário pessoa física quanto para empresas que adotam o voluntariado corporativo.
Para o voluntário pessoa física, Silvia destacará os benefícios pessoais, como o desenvolvimento de habilidades, a sensação de propósito e o impacto positivo na saúde mental e bem-estar.
Já para o voluntariado empresarial, a especialista abordará como as iniciativas de voluntariado podem fortalecer a cultura organizacional, melhorar a motivação e o engajamento dos funcionários, além de reforçar a imagem da empresa como socialmente responsável.
A live promete ser uma reflexão valiosa sobre o poder transformador do voluntariado em diferentes esferas da vida.
Silvia Maria Louzã Naccache é empreendedora social, palestrante e consultora com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Voluntariado, Voluntariado Empresarial, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor. Ela participa de redes e movimentos internacionais, como o Impact 2030 e JUNTOS, além de ser membro da ABCR, do Movimento por uma Cultura de Doação e da Rede Mulheres na Captação de Recursos. Silvia coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo e é graduada em Ciências Biomédicas pela UNIFESP.